sexta-feira, 13 de fevereiro de 2009

Principio

Blog criado para mediar as discussões realizadas dentro da disciplina de Sociologia da Comunicação dos Cursos de Comunicação Social da Uninorte-AM.

Espero ver respondida as seguintes perguntas até o dia 19.02:

- De que forma poderíamos pensar, segundo os aportes de Durkheim, em sociedades que mantém enquanto "cimento social" os dois tipos de solidaderiedade - mecânica e orgânica? De que forma isso é possível ?

- É possível depararmo-nos ainda nos dias de hoje com uma espécie de pensamento evolucionista, que colocam as sociedades em patamares diferentes de civilização? Indique um link de uma matéria, ou artigo, ou mesmo opiniões que demonstrem esse tipo de pensamento por nossos contemporâneos:

67 comentários:

  1. - ainda estou tentando entender essa pergunta hehe

    - Creio que sim professor, mas tal pensamento está implantado de uma forma "mascarada" nos dias de hoje. O pensamento evolucionista trouxe frutos: o darwinismo, o humanismo e o racionalismo. Que foram citados, no meu modo de ver, dá forma mais simples, clara e REAL no link abaixo.

    http://jorgenilson.blogspot.com/2008/07/verdadeira-face-do-pensamento.html

    ResponderExcluir
  2. - não consegui entender a primeira pergunta professor.


    - Acredito cegamente que sim professor, como poderíamos falar que não tendo visto nos jornais e revistas as barbaridades que os políticos, pessoas que escolhemos por votação para nos representar, criando fortuna com um dinheiro que seria para nos beneficiar, vendo a miserabilidade de um governo quando o assunto e salário mínimo, acreditando que o tempo vai mudar tudo isso sem saber que só esta piorando, vemos em todo canto a respeito da exploração do oriente médio a forma decadente que o povo vive, lembrando de um trecho de sua aula onde o senhor ressaltava que quando um encarregado foi ate o reino falar que o povo estava com fome pois avia terminado o pão e a rainha falou “que comam brioches” não sei se escrevi certo, mas se formos pensar com o tempo só tem piorado essa questão com pensadores criando um pensamento que só existe pobre por que o povo sustenta a pobreza que o certo seria deixar todos os pobres morrerem de fome, acredito que hoje em dia com a dificuldade que temos para conseguir um emprego, com o preço dos alimentos que não param de subir, com a exploração do trabalho já que não temos muitas opções temos que segurar o trabalho que conseguimos, não importando se trabalhamos 12 horas por dia para ganharmos um salário mínimo, por esses e outros motivos eu acredito que sim existe um pensamento evolucionista onde os empresários cada vez faturam mas pagando cada vez menos..

    ResponderExcluir
  3. -Sim, em uma tribo indígena por exemplo, as pessoas mais antigas tem costumes muito fortes, com interesses semlhantes, não tendo individualidade própria.Já os mais jovens tem interesses próprios, os costumes já não são tão fortes como o dos mais antigos, sendo mais individualistas. Na minha opnião isso seria uma transição de Mecânica para Orgânica,fazendo com que as duas "funcionem" juntas.

    ResponderExcluir
  4. -Professor aí segue o link sobre o evolucionismo.
    http://www.cacp.org.br/movimentos/artigo.aspx?lng=PT-BR&article=1797&menu=12&submenu=4

    ResponderExcluir
  5. Concordo plenamente com o Felipe, acho que a sociedade mais atingida por essa transição é a indígena, visto que a solidariedade mecânica tem predominância nessas sociedades antigas, onde um indivíduo é socializado por não ter individualidade própria. Hoje em dia um índio busca conhecimento urbano, busca "valores maiores", algo que seria para ele, NOVO. O fazendo ter uma influência menor da consciência coletiva, buscando a sua independência ainda dentro de sua sociedade.

    ResponderExcluir
  6. 01. No estado do Rio de Janeiro, existem leis que representam uma solidariedade social, (grupo de indivíduos com os mesmos interesses), portanto solidariedade mecânica; assim como existem as facções criminosas nas favelas, que representam um grupo de indivíduos que quebram as regras e se difereciam da forma de pensamento da coletividade, figurando assim uma solidariedade orgânica. Essas duas solidariedades comvivem juntos no mesmo país, fruto da desigualdade social e outros males.

    02. Cada vez menos benefícios, cada vez menos salário, cada vez menos postos de trabalho. A "modernidade" bate à porta do trabalhador brasileiro através de modificações que estão sendo introduzidas nas relações de trabalho pelo Ministério que trata do assunto. Mas quais são essas mudanças e o que representam na vida do trabalhador? Segundo um relatório do MTb, a receita passa pela desregulamentação ou flexibilização das relações de trabalho, pela instituição da pluralidade sindical, pela extinção do poder normativo da Justiça do Trabalho e pela adoção da arbitragem privada na solução dos conflitos de natureza econômica.

    Nesse documento, o governo federal conclui que, para gerar empregos, é preciso dotar o País de uma moderna e flexível legislação trabalhista. Mas dirigentes sindicais, políticos de oposição, juízes do trabalho e profissionais especializados asseveram que, por trás do discurso da modernidade e, sob o pretexto de combate ao desemprego, está escondida a retirada de direitos históricos que se consagraram a partir deste século. Num quadro em que o paradigma social dominante é o mercado e suas leis, ressurge a doutrina do darwinismo social. Afinal, só os fortes, em condições de concorrer e vencer a competição, vão sobreviver. Todos os outros serão excluídos.

    http://www.sinpro-rs.org.br/extra/set98/capa1.htm

    No presente caso quem figura é o trabalhador, eles dependem cada vez mais de uma politica voltada para os interesses de um determinado grupo (Donos de grandes empresas), que por sua vez influênciam nas decisões do governo. Dessa forma podemos visualizar um cenário onde os fracos não tem vez, já que as oportunidades também estão cada vez mais limitadas, isso aumenta a disputa que já é natural dentro de um país cuja a bandeira é o capitalismo, ou o trabalhador evolui ou ele será tragado.

    ResponderExcluir
  7. Professor(JV) sou eu: Jean Castro do Vale.

    ResponderExcluir
  8. Com o passar dos anos temos visto varias mudanças, uma delas e na transformação dos índios onde os que viviam por meio de uma sociedade mecânica, agora procura suas próprias idéias seus próprios meios de fazer as coisas, seus próprios sentimentos e ate mesmo os seus direitos, temos índios que já procuram conhecimento, que escolhem com quem querem casar, podemos citar também os mineirinhos, que vivem em uma sociedade mecânica, mas que com o passar do tempo tem se adaptado para as mudanças do mundo, esses dois tipos de sociedade vivem em um só pais compartilhando de uma só solidariedade a do Governo.

    ResponderExcluir
  9. 1. Pode-se afirmar, com base na obra de Durkheim, que é possível um determinado povo, ou nação tenha inserido na sua cultura as duas solidariedades. Segundo Durkheim, a posição de uma sociedade na escala social (principalmente a econômica) de acordo com a sua civilização, independe da sua estrutura social. Uma sociedade segmentária, por exemplo, que tem como característica a integração estrita de seus membros, tendo uma localização isolada, com mínima comunicação externa, pode ser despertada por desejos de bem-estar material, desenvolvendo a divisão do trabalho econômico sem modificações bruscas na sua estrutura social. Durkheim afirma que este é um caso excepcional, mas não impossível.
    Para colocar em termos atuais que correspondam às idéias do sociólogo, cita-se o caso de comunidades ribeirinhas que vivem como os povos segmentários viviam. Fazem parte de uma sociedade restrita, com suas atividades voltadas para a subsistência. Com alguma organicidade para efeitos de trabalho, mas ainda indispondo de muitos recursos que lhes facilitariam.




    2. http://www.urutagua.uem.br/015/15matias.htm

    A intenção de Frazer, próxima a de Tylor, é paralelamente ao estudo da selvageria, como exame dos povos mais distantes e rudimentares, realizar um estudo das permanências, uma análise das “sobrevivências”, que mostraria no seu tempo presente, “superstições” de sociedades mais “atrasadas” que aparecem como relíquias em sociedades mais “avançadas”, a isto, o autor denomina de “estudo do folclore”, ou seja, “(...) as sobrevivências de idéias e práticas mais primitivas entre povos que, em outros aspectos, ascenderam a planos mais elevados da cultura.” (FRAZER, 1908. In: CASTRO, 2005, p. 112). Cumpre acentuar que para Frazer, as “superstições” são elementos da cultura que obstaculizam o processo de civilização em sua uniformidade, embora admita que tais permanências se justificam por uma desigualdade natural dos homens.

    No entanto, estas desigualdades são para Frazer, quantitativas, não qualitativas, o que fundamenta o princípio metodológico comparativo para o autor, de acordo com “(...) a bem estabelecida similaridade do funcionamento da mente humana em todas as raças de homens.” (FRAZER, 1908. In: CASTRO, 2005, p. 120). Desta forma, chegamos ao terceiro ponto que sedimenta as perspectivas dos três autores citados, que é o enfoque sobre o conceito de “cultura” como elemento derivado de uma homogeneidade qualitativa, histórica, mental, e moral da humanidade, que pode variar em graus, em diversos estágios, mas, ao que parece, se configura de modo universal para estes autores.[5]

    ResponderExcluir
  10. 1- Eu creio que qualquer forma de sociedade deve ser respeitada, o mundo está sempre mudando, por que as pessoas não poderiam se adaptar também?
    Ribeirinhos, indigenas, acabam sendo exemplos de grupos que se encaixam nos dois tipos de solidariedade, porém, não vejo nada errado, fico feliz que consigam equilibrar o seu modo de vida, porque não consigo me imaginar vivendo dessa forma, a sociedade nos impõe tantas regras, que bom ainda existir grupos que consigam driblar esse tipo de preceito.





    2- http://tira-nodoas.blogspot.com/2006/02/que-os-pases-muulmanos-so-atrasados.html



    nesse blog vi um pensamento evolucionista, apesar de a pessoa ter tentado mostrar o contrário, é fato que civilizações do oriente, com religiões e crenças mais fortes sejam tomadas por pre-conceito, porém não podemos julgar, não existem sociedades atrasadas ou a frente do seu tempo, existem sociedades com histórias diferentes que merecem ser respeitadas.





    Armando Simões

    ResponderExcluir
  11. 02.bom nos dias atuais é visivelmente que ainda existe esse pensamento sim,como o Jean postou "A "modernidade" bate à porta do trabalhador brasileiro através de modificações que estão sendo introduzidas nas relações de trabalho pelo Ministério que trata do assunto.Mas quais são essas mudanças e o que representam na vida do trabalhador?" essa é apenas mais uma realidade nos dias de hoje enfim a modernidade esta ai e temos que acompanha-la,a modernização esta em alta e aqualificação em queda.

    Kássia Amorim

    ResponderExcluir
  12. eu acredito que as sociedades de hoje estao com mascaras e muitas das sociedades estao sendo respeitadas pelos costumes tradicoe e etc

    carlos augusto

    ResponderExcluir
  13. bom a solideraliedade organica e mecanica elas estao juntas fazendo assim um conjunto de formação!levando a um ciclo de crescimento onde a sociedade faz parte.Onde a solideraliedade mecanica esta submetida a organica nisso podemos ver uma possivel transformação de cade grupo ou individuo.E o cimento social si torna uma arvore social trazendo varios frutos com sementes....acho que é isso q entendi...(meia insegura)

    ResponderExcluir
  14. enfim achei um site bem interessante sobre isso!http://www2.uol.com.br/entrelivros/reportagens/darwin_x_deus_imprimir.html

    ResponderExcluir
  15. De acordo com as definições de Durkheim a respeito dos dois tipos de solidariedade a mecânica e orgânica, podemos sim nos dias atuais encontrarmos sociedades que tenham como base esses dois tipos de solidariedade. Sendo que a solidariedade mecânica sempre existiu no meio da humanidade e no decorrer dos anos as pessoas começaram a perceber que podiam ser diferentes umas das outras no seu modo de pensar e agir, e assim começou a surgir a sociedade orgânica, onde os individuos pensam, agem e acreditam em coisas diferentes, mas não deixando de depender um do outro.

    ResponderExcluir
  16. É possível sim,haver em um mesmo momento,em uma mesma sociedade,a solidariedade mecânica e orgânica.Pois de acordo com o pensamento de Durkeim,é a sociedade que tem primasia sobre o individuo,e não o individuo sobre a sociedade.Sendo assim o cidadão é que tem que agir de acordo com o que é imposto pela sociedade.Desta forma,é possível a sobrevivência de duas solidariedades distintas,no mesmo território.No mais o que isso geraria é apenas que pessoas de solidariedades mecânicas,ao observarem a outra solidariedade,se percebam diferentes,e mudem de comportamento.

    ResponderExcluir
  17. http://pt.wikipedia.org/wiki/Evolucionismo_Social

    O evolucionismo social refere-se às teorias antropológicas de desenvolvimento social segundo as quais acredita-se que as sociedades têm início num estado primitivo e gradualmente tornam-se mais civilizadas com o passar do tempo. Nesse contexto, o primitivo é associado com comportamento animalístico; enquanto civilização é associada com a cultura européia do século XIX.

    O Evolucionismo Social tem relação com o Darwinismo social e representa a primeira teoria de Evolução Cultural.

    O Evolucionismo Social era a teoria social prevalecente no início da Antropologia Socio-Cultural e explicação social, e é associada a acadêmicos como Tylor, Lewis Henry Morgan e Herbert Spencer. O Evolucionismo Social representou uma tentativa de formalizar o pensamento social com linhas científicas modeladas conforme a teoria biológica da evolução. Se organismos podem se desenvolver com o passar do tempo de acordo com leis compreensíveis e deterministas, parece então razoável que sociedades também o podem. Isso marca o início da Antropologia como disciplina científica e uma despedida das tradicionais visões religiosas de culturas "primitivas".

    Além de influenciado pela biologia, o Evolucionismo Social tinha raízes na filosofia iluminista e pós-iluminista. Hegel, por exemplo, argumentou que o desenvolvimento social era um processo inevitável e determinado, similar a uma bolota que não tem escolha a não ser tornar-se um carvalho. Da mesma forma, assumia-se que as sociedades começavam primitivas, talvez num estado Hobbesiano de natureza, e naturalmente progredindo a algo parecido com a Europa industrial.

    Embora a idéia de que as sociedades desenvolvem-se com o passar do tempo não tenha desaparecido, outras teorias modernas são muito mais sensíveis culturalmente, e geralmente incorporadas a entendimentos mais progressivos de teoria evolucionária.

    Obtido em "http://pt.wikipedia.org/wiki/Evolucionismo_social"

    ResponderExcluir
  18. Não sei se entendi,levei um tempo pra interpretar,a pergunta,e mais um tempão para achar algo,que pareça exemplificar a minha resposta.Desejo a todos,um bom relacionamento com a sociologia,alguns relacionamento dão dor de cabeça mesmo rsrsrsrs.
    e não tire por base minha resposta,nem eu sei se está correto.beijooooooooooooo

    http://www.pt.org.br/assessor/pobres.htm

    ResponderExcluir
  19. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  20. FABIO LAMEGO-1. Afirmo que a existência desses dois tipos de solidariedade seja possível na forma que vemos hoje na nossa sociedade, não só no Brasil, mas em várias partes do mundo. Ainda hoje, percebemos povos que vivem em grupos isolados, um pouco distante da dita “civilização” imposta pelos homens, e que mantém a cultura do seu povo, desde o seu surgimento, e convivem muito bem entre eles. São exemplos algumas tribos indígenas pouco ou nada conhecidos por nós. Como disse, sua cultura continua inalterada, pelo menos por enquanto, suas crenças são as mesmas, mesmo modo de ver as coisas etc. Notamos um paralelo destes povos com a sociedade, esta que se adequou as novas formas de vida, com mais conforto, praticidade e cada vez mais buscando se diferenciar uns dos outros, na tentativa de encontrar sua própria identidade. Isso é possível sim ocorrer em qualquer sociedade bastando apenas cada indivíduo respeitar o modo de viver de outros. Cada grupo com seu modo de pensar, viver ou agir. É o que Durkhein afirma na declaração seguinte da apostila: ”É possível a existência de um grande número de clãs, tribos ou grupos regionalmente autônomos, justapostos e até mesmo sujeitos a uma autoridade central.” (Aron, R. As etapas do pensamento sociológico. Ed Martins Fontes, UNB; Brasília, 1987.).

    ResponderExcluir
  21. 1.A solidariedade mecânica prevalece naquelas sociedades arcaicas,e nestas sociedades prevalecem os valores de interesse de todos, como a religião por exemplo, assegurando a coesão social.
    A solidariedade orgânica que é a do tipo que predomina nas sociedades modernas, tendo como foco principal a diferenciação individual e social,ao contrário da solidariedade mecânica, a valorização da individualidade é bem forte, influência do mundo capitalista.

    2.A evolução de pensamentos não é algo instantâneo, de fato, é algo de enorme impacto, mas age de forma gradativa, temas e conceito mudam a cada dia, portanto a evolução é inevitável, porém, é algo demorado.


    http://members.tripod.com/pedagogia/evolucionismo.htm

    ResponderExcluir
  22. LEONARDO MARCELL F. DOMINGUES

    1. Essa característica não é comum nas sociedades. A grande maioria tem o seu tipo definido em mecânica ou orgânica. No entanto, sabe-se quem em alguns grupos sociais onde valores tradicionais são mais enrraizados e, portanto, mais difíceis de alterar, a adoção de alguns "hábitos modernos de vida" (como a aquisição de bens materiais tecnológicos e outros) acontece muitas vezes pela simples forma da imitação de outros grupos, sem que esta seja uma necessidade, de fato, para aquele grupo. Vê-se então, também, uma sociedade orgânica superficialmente.

    2. http://www.revistaforum.com.br/vs2/Revista_Detalhe.asp?Pub=%7B7F73F54D-AB42-403B-A247-D709706589ED%7D&Artigo=%7B6E22BB47-0B1E-483C-9716-40D8119F9CB7%7D

    ResponderExcluir
  23. Segundo Durkain, pode-se afirmar que a solidariedade mecânica pode ter em comum com uma solidadiedade segmentária, no que diz respeito ao isolamento, tendo suas próprias vidas, portanto é possivel sim a ocupação do mesmo espaço entre esses dois mundos diferentes sem que as funções da solidariedade orgânica quebre os valores da solidariedade mecânica. Como dá exemplo da Inglaterra que mesmo tendo uma divisão de trabalho bastante acentuado, ainda sim fortifica um grande sistema construtivo de trabalho, grupos autônomos.
    Como diz a thaiz e posso concordar que a posição de uma sociedade na escala social de acordo com a sua civilização, independe de sua estrutura social

    ResponderExcluir
  24. Andre Luis Nascimento Buiati

    1º Pergunta

    Podemos pensar em uma sociedade que mantém os dois tipos de solidariedade (mecânica e orgânica) quando falamos da existência de grupos isolados dentro de um mesmo território.
    Exemplos são os indígenas e os ribeirinhos.
    Estes, são grupos isolados que têm os mesmo costumes, as mesmas crenças, os mesmos valores, são seres independentes e auto-sustentáveis ao contrários dos outros que nessa sociedade vivem, que são aqueles que passam a exercer cada um sua função, criando assim uma dependência um do outro.

    2º Pegunta

    Sim, é possível.
    Existem lugares em que a cultura, a religião, "impedem" a sociedade de evoluir.
    Em alguns lugares do Oriente por exemplo, é seguida uma tradição desde seus primórdios que vai perpetuando ao longo dos anos, assim não permitindo que as pessoas se "modernizem", mas isso é um fato que se deve a creça dessas sociedades que que acima de tudo deve ser respeitado.

    http://tira-nodoas.blogspot.com/2006/02/que-os-pases-muulmanos-so-atrasados.html

    Andre Luis Nascimento Buiati

    ResponderExcluir
  25. 1ª. Este tipo de pratica é extremamente possível, vemos isso claramente em exemplos já citados como o das comunidades ribeirinhas e indígenas. Ainda assim creio que outro exemplo poderia ser mencionado, o das comunidades que seguem uma determinada doutrina, uma vez que com muita facilidade nos deparamos com uma grande quantidade de indivíduos que acreditam e seguem princípios baseados em um dado sistema religioso (visto a grande quantidade de religiões e seus determinados princípios).
    Contudo esta comunidade se enquadra na solidariedade mecânica, onde as pessoas têm os mesmo interesses, os mesmos valores, os mesmos sentimentos e por conseqüência agem de maneiras iguais, mas que ainda assim se relacionam, trabalham, estudam e praticam diversas atividades e, portanto convivem com indivíduos que pensam de formas diferentes, indivíduos que não se assemelham que fazem parte da denominada solidariedade orgânica.


    2ª. Sim, pois de acordo com a minha pesquisa:
    “EVOLUCIONISMO SOCIAL refere-se às teorias antropológicas de desenvolvimento social segundo as quais acredita-se que as sociedades têm início num estado primitivo e gradualmente tornam-se mais civilizadas com o passar do tempo. Nesse contexto, o primitivo é associado com comportamento animalístico; enquanto civilização é associada com a cultura européia do século XIX. O Evolucionismo Social tem relação com o Social-Darwinismo e representa a primeira teoria de Evolução Cultural. Evolução cultural é um conceito que remonta a uma reflexão muito antiga a respeito da diversidade das culturas humanas. Pascal, Vico, Comte, Condorcet haviam refletido sobre esta idéia, mas Spencer e Tylor desenvolvem oficialmente o conceito de evolucionismo social.”
    Retirada do site: http://br.answers.yahoo.com/question/index?qid=20080301120456AAHlaDH
    Então se nossa sociedade tornou-se civilizada com o passar do tempo, somos todos “civilizados”. E a sociedade indígena não, sem falar do enorme número de pessoas que se privam da modernidade. Nestes casos vemos patamares bem distintos de civilização.

    Jocivan Fernandes

    ResponderExcluir
  26. 2- Achei bastante interessante essa matéria :

    Para os evolucionistas, a moral tem origem natural, mas ainda que todosadmitam esse ponto de partida, há muitas divergências. Podemos organizaressas diferenças em duas linhas principais: a primeira, em que a moral é com-preendida como subproduto do desenvolvimento de nossa cultura, possuindouma base natural apenas secundariamente, pois só teria uma relação indireta edistante com a nossa biologia. A segunda linha de compreensão procura estabe-lecer um vínculo mais direto entre evolução e moral, e é ela que levanta questôes mais polêmicas.

    No entanto, para muitos evolucionistas, oconflito e a cooperação, bem como seus efeitos, estão na base doscomportamentos sociais de todos os animais.

    http://74.125.47.132/search?q=cache:l4qaRF-OdXsJ:www.ilea.ufrgs.br/episteme/portal/pdf/numero16/episteme16_artigo_chediak.pdf+pensamentos+evolucionistas+que+decorrem+na+sociedade+de+hoje&hl=pt-BR&ct=clnk&cd=2&gl=br

    ResponderExcluir
  27. 01)
    Vou tentar passar esse conceito de uma forma bem simples a partir do meu entendimento:

    Vamos supor que em uma sala de aula, o professor peça para a turma dividir- se em dois grupos: um em que há mais afinidades entre os integrantes e outros com que cada integrante tenha habilidades em diferentes afazeres, mais que esses afazeres contribuirão para o trabalho solicitado pelo professor. O que irá acontecer é bem lógico: o grupo que se formou pelo sentimento (solidariedade mecânica), vai sofrer algum tipo de desentendimento porque nem todos irão concordar com pensamentos um do outro. Já o outro grupo formado por pessoas de acordo com seus conhecimentos, eles terão mais preocupação em defender aquilo que eles sabem, ocorrendo assim um individualismo de idéias de cada um e fazendo com que eles entrem em um consenso e sendo assim, a conclusão do trabalho (solidariedade orgânica).
    Durkheim admite que a solidariedade orgânica é superior à mecânica, pois ao se especializarem as funções, a individualidade de certo modo, é ressaltada, permitindo maior liberdade de ação.


    02)
    http://blogdovargasjr.blogspot.com/2008/08/pensamento-evolucionista.html

    ResponderExcluir
  28. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  29. Creio que sim pois algumas sociedades orientais ainda mantem a traços muito fortes de solidariedade mecanica,porem as novas geracoes mostram caracteristicas mesmo que ainda poucas de solidadriedade organica, tais sociedades mostram um conflito entre tradiçoes,valores versus tecnologia,modernidade.
    por seguirem a risca ainda hoje religioes e tradiçoes primitivas as quais acabam por retardar a evoluçao dessas sociedade!


    http://tira-nodoas.blogspot.com/2006/02/que-os-pases-musulmanos-so-atrasados.html


    http://www.uniaonet.com/hend78.htm

    http://www.recantodaspalavras.wordpress.com/2008/02/24/que-obra-de-arte-e-o-homem/

    ResponderExcluir
  30. Resposta sobre a questão no que se refere ao poder da maioria...

    Eu percebo através do mais obvio de se perceber que é o voto popular, da democracia, o poder é exercido nas mãos daqueles que recebem o voto da maioria da população, tendo uma escolha boa ou não, a vontade da maioria prevalece e a minoria ficando insatisfeito, certamente não podem fazer nada, até porque não vai mudar nada, aí fica o poder da maioria se exercendo em nosso país.
    Enquanto a mídia contribue através das várias formas de informações dadas que se tornam persuasivas, a partir da tv, das rádios, jornais, propagandas feitas as pessoas acabam sendo influênciadas pelo o que é passado, pelo o que é dito, como exemplo dos políticos que através das mídias fazem suas campanhas, muitas vezes enganosas, falam o que tem pra falar, prometem e o pior na maiorias das vezes não cumprem, em exemplo dos políticos a mídia sustenta ainda mais esse poder de adquirir a confiança do eleitor ao voto.
    Professor essa foi minha opinião.

    ResponderExcluir
  31. EM RELAÇAO A QUESTAO SOBRE A GRANDE MAIORIA
    UM EXEMPLO DE QUE A GRANDE MAIORIA ESCOLHE OS NOSSOS GOVERNANTES E O QUE A MIDIA FAZ PARA COLABORAR COM ISSO?
    UM EXEMPLO SERIA EM MANAUS ONDE A MAIORIA DA POPULAÇAO E HUMILDE E O JOGO DA PUBLICIDADE AMAZONENSE E COLOCAR OS ASPIRANTES A CARGOS POLITICOS NAS GRAÇAS DO POVO ONDE PASSAM O PERIODO CERTO DE UM ANO COMO APRESENTADORES DE PROGAMAS SENSSACIONALISTAS COMO O CANAL LIVRE, DESEMPENHANDO O FALSO CIDADANISMO E A FALSA BONDADE DESTRIBUINDO REMEDIOS E ALIMENTOS PARA AS FAMILIAS HUMILDES AS QUAIS POR RECEBEREM TAIS BENEFICIOS VOTAM CEGAMENTE NESSES CANDIDATOS QUE POR SUA VEZ ESQUECEM QUEM OS ELEGERAM!!!!
    DESSE PONTO DE VISTA A MAIORIA DA POPULAÇAO QUE E HUMILDE SE SOBREVALESCE DA MINORIA QUE POSSUE UM CERTO CONHECIMENTO POLITICO!!

    ResponderExcluir
  32. O poder da maioria apresenta-se na sociedade em alguns aspectos democraticamente como:em uma eleição política,na qual as pessoas escolhem um candidato para representá-lo.O candidato somente poderá exercer o poder se a maioria da população o escolherem,pois "a maioria sempre vence".A mídia transmite todas as informaçoes possíveis sobre o candidato sendo miutas vezes boas ou ruins.Desperta uma atração para a população,ajudando na decisão na hora do voto.

    ResponderExcluir
  33. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  34. 1º de que forma você percebe o poder da maioria se exercendo em nosso país? E como as mídias contribuem para a manutenção desse poder?

    - Sem duvida o poder da maioria em nosso país se manifesta principalmente, através da chamada “democracia”, inclusive uma associação imediata entre democracia e o poder da maioria é muito freqüente, com toda aquela história de que “a maioria sempre vence”. Onde a maioria de uma população escolhe um candidato, e lhe dar (por meio do voto) o poder para representá-los.
    - As mídias de certa forma procuram nos persuadir, manipular nossas opiniões. É comum um telejornal, por exemplo, mostrar uma informação com uma perspectiva diferente de outro, isso ocorre muito nas propagandas eleitorais, no horário político são vários candidatos se atacando uns mostram pesquisas, documentos que comprovam fraudes, caixa dois dentre outros fica até difícil saber que esta mostrando a realidade. E claro que querendo ou não acabamos sendo influenciados por tais mídias.


    Jocivan Fernandes Do Nascimento

    ResponderExcluir
  35. De que forma você percebe o poder da maioria se exercendo em nosso país? E como as mídias contribuem para a manutenção desse poder?

    Através da mídia, nota se a grande influencia dela na maioria da população.Ela tem o poder de exerce impacto na sociedade, pode se citar os jornais,que é uma grande ferramenta formadora de opinião.Pode se dizer também sobre candidatos em época de eleição,que usam a tv,internet,rádio, criando assim uma certa manipulação através de seus discursos.A mídia e uma formadora de opinião, e de certa forma acabamos sendo influenciados por ela.

    ResponderExcluir
  36. De que forma você percebe o poder da maioria se exercendo em nosso país? E como as mídias contribuem para a manutenção desse poder?


    Através da democracia política. Políticos se aproveitam de formas de comunicação para se eleger, como por exemplo, candidatos que tenham programas seja na televisão, ou na rádio, usam isso como meio de criar uma imagem de pessoa séria que luta pelo povo, correta e honesta.

    ResponderExcluir
  37. De que forma você percebe o poder da maioria se exercendo em nosso país? Como as mídias contribuem para a manutenção deste poder?

    • Percebo este poder se exercendo na tomada de decisões no nosso país.Um exemplo são os nossos representantes legisladores, deputados,senadores,vereadores etc., que ficam obrigados a tomar decisões em suas respectivas casas legislativas.Nelas, prevalece a vontade da maioria,que por sua vez ,nem sempre é a melhor decisão ate mesmo para o povo,no caso o aumento de seus próprios salários.
    • A mídia hoje tem papel primordial para a manutenção deste poder, pois ela impõe ao povo,a grande massa da população opiniões e alternativas que nem sempre são as melhores,mas devido a esta grande exposição da mídia elas acabem ganhando terreno.Podemos perceber me Manaus este exemplo onde pessoas usam a mídia para se autopromover e sair candidato nas eleições e acabam conseguindo se eleger .A mídia expõe e infelizmente a maioria das pessoas acaba comprando estas idéias impostas por ela e os demais acabam tendo que aceitar aquilo que a maioria resolveu adotar e acreditar como a solução mais viável.

    ResponderExcluir
  38. De que forma você percebe o poder da maioria se exercendo em nosso país? E como as mídias contribuem para a manutenção desse poder?
    Bem percebe-se o poder da maioria em quase todas as situações,a maioria sempre,tem a força,principalmente quando se fala de democracia,e o critério de esolha é essa,ainda que a minoria tenham pensamentos,mais vantajosos para todos,a grande maioria não quer o melhor para todos,a maioria quer tudo.isso uma maneira bem clara,sem sombra de dúvidas,onde este politica está estampada,é na política,tanto na escolha de nossos gorvernantes,como na escolha dos pojetos,votados pelos deputados,senadores,a maioria ganha. e a mídia tem grande parte,pois a vitória da grande maioria se deve pela influencia que ela tem nessa escolha e resultado.a mídia muda valores e cria opinioes que contribuem no resultado.

    ResponderExcluir
  39. a)Qual e a acao social a que a noticia faz referencia?
    O terrorista suicida islamico.

    b)Que valores induzem a acao do terrorista islamico?
    A promessa de que os martires terao um paraiso especial, no qual cada combatente tombado recebe 72 noivas virgens. Tambem dizem aos suicidas que vagas no Paraiso serao reservadas as suas familias que na terra, recebem assistencia de entidades beneficentes ligadas ao Hamas e a Jihad Islamica.

    c)Que motivo leva o terrorista islamico a agir?
    A promessa do Alcorao e o desejo de vingar os ataques sofridos por suas familias.

    d) Destaque os aspectos economicos, politicos e psicologicos desse fenomeno.
    Os terroristas sao na maioria solteiros, e de familia pobre, geralmente estudam em escolas mantidas por instituicoes de caridade e dirigidas pelos Hamas.


    Aluna: Mikaella Moraes

    ResponderExcluir
  40. De que forma voce percebe o poder da maioria si exercendo no nosso pais?e cooas midias contribuem para manutenção desse poder?
    r:Na forma politica pois nela a uma grande quantidade de exemplo que podemos citar,como poder da maioria e a media contribui com sua maquiagem atraindo e iludindo o telespctador
    a aceitar e mudar a sua opinião,maa a midia tem varios efeitos e opoder da maioria vem em muitos casos nao so meiopolitico,mas tambem como modo e regras expostas,classes e muito mais,aginso no meio governamental...


    izabel castro

    ResponderExcluir
  41. Aplicando a analise da noticia o que aprendemos sobre a sociologia weberiana,reponda:
    A)Qual a ação social q que a noticia faz referencia?
    r:Refere ao terrorismo
    B)Que valores induzem a ação do terrorista islamico?
    r:crenças
    C)Que motivo leva o terrorista islamico a agir?
    r:Pela falta de estrutura,e sede de vingana
    D)Destaque os aspectos economicos,politicos e psicologicos?
    r:,o terrorismo,Familias pobres e o fanatismo religiosos

    ass:Izabel castr0

    ResponderExcluir
  42. Aplicação de Conceitos - Texto: Jovem, solteiro e ansioso para ver Alá p. 79 a 80.

    a) Qual é a ação social a que a notícia faz referência?
    Aos atos de terrorismo e suicídio.

    b) Que valores induzem a ação do terrorista islâmico?
    Valores que incluem o desejo de se igualar ao êxito de outros atacantes terrorista ou até mesmo o de vingar ataques sofridos por suas famílias.

    c) Que motivos leva o terrorista islâmico a agir?
    A promessa contida no Alcorão (Fé) de que os mártires terão um Paraíso especial, no qual cada combatente tombado recebe 72 noivas virgens. E suas famílias também possuíram vagas reservadas no Paraíso.

    d) Destaque os aspectos econômicos, políticos e psicológicos desse fenômeno.
    Esse fenômeno ocorre principalmente com jovens solteiros, com idade entre 18 e 24 anos e de família pobre, ou seja, com uma mentalidade muito fácil de ser persuadida ou manipulada, visto que a maioria dos terroristas islâmicos tendem a ser fanáticos nos seus comportamento e nas crenças e de certa forma eles se excluem da sociedade e acreditam com facilidade que a única forma de realmente de se destacarem na sociedade é realizando grandes feitos e o suicídio terrorista se torna este grande feito.


    Jocivan Fernandes do Nascimento

    ResponderExcluir
  43. a) Qual é a ação social a que a notícia faz referência?
    Ao suicidio terrorista islâmico.

    b) Que valores induzem a ação do terrorista islâmico?
    A promessa contida no Alcorão de que os mártires terão um paraíso especial, no qual cada combaqtente tombado recebe 72 noivas virgens e que vagas no paraíso serão reservadas para suas famílias.

    c) Que motivos leva o terrorista islâmico a agir?
    Incluem o desejo de se igualar ao êxito de outros atacantes ou de vingar ataques sofridos por suas famílias.

    d) Destaque os aspectos econômicos, políticos e psicológicos desse fenômeno.
    Os terroristas são na maioria de familia pobre e solteiros com idade entre 18 e 24 anos que estudam em escolas mantidas por instituicoes de caridade e dirigidas pelos Hamas, são fanáticos em seus comportamentos e nas suas crenças.

    ResponderExcluir
  44. (A)Qual é a ação social a que a notícia faz referência?

    R- Refere se a o suicídio de jovens mulçumanos

    (b)Que valores induzem a ação do terrorista islâmico?

    R-Cega fé em uma religião acompanhada de princípios vingativos.

    (c)Que motivos levam o terrorista islâmico a agir?

    R- Os mulçumanos acreditam no ditado dente por dente e olho por olho, seria a forma de tornar igual o sofrimento sofrido por suas famílias, e também seguem as teorias do alcorão de que quem morre por seu país é um mártires e os mártires têm um lugar no paraíso.

    (d)Destaque os aspectos econômicos, políticos e psicológicos desse fenômeno.

    R-Jovens pobres, solteiros entre 18 a 24 anos de idade, pressas fáceis ao fanatismo religioso é treinados desde cedo a servir seu pais, mesmo que tenham que morrer por ele, o suicídio terrorista na sua crença é visto como grande feito e visto com naturalidade por seus conterrâneos.

    POLLYANA JORGÊ DA SILVA.

    ResponderExcluir
  45. a) Qual é a ação social a que a notícia faz referência?
    RESP:A NOTÍCIA FAZ REFERÊNCIA AO SUÍCIDIO TERORISTA ISLÂMICO.
    b) Que valores induzem a ação do terrorista islâmico?
    RESP:A RELIGIÃO,O PATRIOTISMO,A FAMILIA.
    c) Que motivos leva o terrorista islâmico a agir?
    RESP:VINGAR OS ATAQUES SOFRIDOS POR SUA FAMÍLIA,O DESEJO DE SE IGUALAR A OUTROS COMBATENTES TERRORISTAS,A MOTIVAÇÃO RELIGIOSA QUE O ALCORÃO O PROMETE PARAÍSO ESPECIAL PARA SI E SUA FAMÍLIA ALÉM DAS 72 VIRGENS.
    (d)Destaque os aspectos econômicos, políticos e psicológicos desse fenômeno.
    RESP:A MAIORIA DOS TERRORISTAS SÃO JOVENS POBRES,ENTÃO A POBREZA É UM ASPECTO ECONÔMICO,SOLTEIROS,DAÍ A QUESTÃO EMOCIONAL E SENTIMENTAL ,SÃO ASPECTOS PSICOLÓGICOS FORTES. OUTROS ASPECTO PSICOLÓGICOS SÃO A VINGANÇA, O DESEJO DE SE PARECER COM OUTROS COMBATENTES E O FANATISMO RELIGIOSO.E POLÍTICO COM CERTEZA O PATRIOTISMO,MORRER PELA PÁTRIA.

    ResponderExcluir
  46. “Quem é Kane?”. Trata-se de um quebra-cabeça cujas peças não combinam, indo e vindo no tempo,narrado por pessoas “em ruínas”.

    .Logo de início, o filme Cidadão Kane nos coloca diante de uma cena de morte Trata se da morte do próprio Kane.
    A história de vida de Cidadão Kane que nos é apresentada é composta por diferentes visões e interpretações de sua figura, a partir dos seguintes relatos: última esposa, Susan; Sr Bernstein, uma espécie de gerente;e Sr Leland, amigo íntimo.
    O personagens que vão produzir a narrativa. Susan encontra-se velha e solitária, visivelmente alcoolizada, numa casa de shows, em noite chuvosa,o Sr Bernstein também velho e doente, está recluso num asilo.
    Sabe-se, então, através dos relatos,destes personagens que Kane foi retirado do convívio familiar, ainda criança, e tutelado por banqueiros até que completasse a maioridade.
    Ao completar vinte e cinco anos,recebe a relação de seus bens mas ele se interessa apenas pelo jornal Inquire, pois este lhe parece ser divertido. A partir daí, começam, no filme, as muitas cenas do período em que trabalhou no jornal. Dono de uma grande fortuna, não ligava para o dinheiro, usava-o para tudo; casou-se duas vezes, abandonou e foi abandonado; entrou para a política e não chegou a exercê-la. Como cita o seu amigo Leland em uma cena:— Nunca terminava nada que começava... A única coisa que finalizou na vida foi um artigo. No encaminhar do enredo o jornal parece ser a única coisa na qual se empenha, é interessante notar que, quando Kane vai ler os princípios que nortearão o jornal, diz que o mesmo tem que ser tão importante como o gás da luz e apaga a luz que o ilumina na cena, e é na sombra que lê os princípios:
    Fez-se um grande colecionador, comprando, compulsivamente, muitos objetos de arte, principalmente estátuas, e acabou por se recolher num castelo levando consigo os milhares de objetos.colecionados
    O filme revela a ascensão e a decadência de um mito da imprensa americana ,imagem de um homem que tinha tudo que podia comprar e no entanto passa seus últimos dias sozinho.
    .

    .
    Esse foi o que pude compreender a respeito do filme pois confesso não ter prestado muita atenção ao assisti lo em classe, no entanto ao assisti lo em casa pude compreender a trama de uma maneira mais conclusiva.

    ResponderExcluir
  47. Análise crítica Filme Cidadão Kane

    O filme cidadão Kane reflete a realidade nos dias atuais, onde percebemos cada vez mais o poder das mídias, no caso o jornal, a quem o filme faz alusão. No filme, um homem que utilizava seu jornal para denunciar aquilo que considerava errado, injusto ou criminoso.E o fazia sem nenhuma cerimônia.Possuidor de grande fortuna,Kane não se preocupava em perder a cada ano grande parte dela,queria vê-lo cada vez mais como uma espécie de arma contra toda e qualquer injustiça,pois assim se identificava o defensor dos trabalhadores,contra os poderosos donos de empresas exploradoras e governos corruptos, segundo ele.Assim como retrata o texto Democracia na América de Tocqueville,as mídias possuem um grande poder,penso e vejo até o de lançar um herói ou derrubar ou inventar um criminoso,dependendo de quem seja o possuidor da mídia.Kane buscava denunciar as injustiças,usando o jornal como arma.O poder da mídia é tão real,que através de seu jornal,Kane seria eleito governador,não o tivessem detido antes com sua própria arma,uma calúnia em um periódico.Assim como comecei esse texto ,termino-o dizendo que o filme relata a veracidade da situação dos meios de comunicação hoje,com um poder de grande magnitude,os jornais também tem um grande papel.Denunciam sempre,ás vezes,caluniam,outras,criam heróis.É o poder exercido pelos jornais,bem retratado pelo filme,o retrato fiel da nossa era cada vez mais informatizada.

    ResponderExcluir
  48. O filme cidadão kane conta a historia de um menino pobre que si torna um dos homens mais rico do mundo,e tudo começa pelo mistério da palavra Ruserburd que disse antes de sua morte,então si passa por um jornalista que procura descobri o passado de Kane.e o que era Ruserburd,quem era na verdade esse homem solitário,assim descobrindo todos seus relacionamentos,conflitos e comportamento.Segundo o filme si pode perceber a forma de como a maioria tinha o domínio e a influência do sucessor e como a comunicação pesava como nos dias de hoje,e como era importante estar na classe maior, na historia podemos perceber o comportamento das pessoas e como eram manipuladas,e importante estar com a maioria,e onde o dinheiro tinha tanto glamour e efeitos sobre as pessoas percebemos a atirania da maioria sua cultura,ate na maneira de si vesti ,a política naqueles tempos eram essenciais para uma boa posição nas classes.Assim lembramos da visão de Karl Max sobre a ganância humana de ter e passar por cima assim trazendo reformas e não transformação na sociedade onde o trabalhadores eram explorados,perdendo valores mostrando no filme a conduta das classes,onde a materialidade prevalecia as razões,como a vida de Kane onde ele negou a própria família para ganhar na politica,assim mostrando a estratégia do convencimento de uma forma alienada mascarando a realidade.O filme mostra a escravidão do poder e como ele pode destruí as emoções,como si passa pelo kane um homem sem infância forçado a seguir uma linha que ordenam,assim perdendo muitos valores.
    Aprendi muito com esse filme...

    ResponderExcluir
  49. No filme cidadão Kane nos tras a realidade dos tempos passados e de nossos tempos atuais, mostra o poder da midia e fala sobre a curiosidade de um Homen em saber o que siginifica "Ruserburd", no filme podemos perceber o poder da maioria e o quão importante era está em meio a classe dominante, percebemos tambem que a Midia era e é algo super importante pois levava e leva as informações que os poderosos queriam e querem e assim movia os cidadães a fazerem o que eles queriam seja mudar seu modo de se comportar ou ate mesmo na meneira de se vestir, em um mundo onde o dinheiro tinha assim como ainda tem nos dias de hoje tanto poder e influência.
    resumindo o filme fala sobre o poder e a influência que os poderosos exerciam e exercem ate mesmo hoje sobre a maioria menos favorecida..

    pedro henrique costa pereira

    ResponderExcluir
  50. O filme cidadão kayne nunca deixou de ser um filme atual. Um dos maiores clássicos da história do cinema, nos mostra a realidade da política e da mídia, onde vence o poder da influência.
    Até os dias de hoje, e creio que até o fim dos tempos, a mídia sempre será tendenciosa em alguma forma, porque é do ser humano sempre encontrar meios de se beneficiar, principalmente em relação a negócios, o dinheiro cruza qualquer tipo de fronteira no homem moderno, e a partir desse filme, começamos a ver como funciona a realidade da imprensa mundial.

    Armando Simões

    ResponderExcluir
  51. Andre Luis Nascimento Buiati

    Resenha crítica do filme "Cidadão Kane"

    Kane, possuidor de uma grande fortuna se interessa em comprar um jornal (Inquire), assim, fazendo chegar à sociedade denúncias sobre crimes políticos e de grandes poderosos.
    Seu jornal retratava a realidade da época. As notícias chegavam às pessoas de modo que elas vissem o que relamente acontecia, assim fazendo-as tomar certas atitudes.
    O filme retrata diversas situações onde fica evidente o poder que a mídia pode exercer sobre as pessoas, desde da política ao estrelato de uma artista, até o declínio de um grande poderoso da própria mídia.
    A mídia influencia as pessoas, influencia a maioria, que é totalmente significante.
    No filme, um exemplo se dá quando Kane, que está no auge de sua carrera política, prestes a vencer as eleições sofre uma derrota por ter sido pego com uma cantora.
    A mídia levou essa informação às pessoas, que sendo maioria não elegeu Kane.
    Esse exemplo mostra o queão frte é o poder de inlfuencia da mídia, que é capaz de mudar em minutos algo que se levou anos pra construir.

    ResponderExcluir
  52. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  53. O filme de Kane relata sobre o poder da comunicação de massa,o jornalismo e o poder da maioria segundo Toqueville.Na época o jornal foi uma grande revelação e tudo virava notícia,pois as pessoas acreditavam em tudo o que era divulgado nos jornais,por mais que não fossem verdadeiras,o que acontece na relidade de hoje,todo esse meio de comunicação chega a influenciar na opnião e na vida da sociedade.O poder da maioria era representados pelos grandes empresários que tinham grande influências nas pessoas.

    ResponderExcluir
  54. Só acrescentando meu resumo, gostaria de ressaltar que o filme deixa bem claro a influencia da mídia exercida sobre a massa, que no filme se torna passiva ao que recebe. Kane a utilizou de todas as formas possíveis cresceu com o jornal e se prevaleceu através dele na política. No entanto ao mesmo tempo em que todos o amavam ele ainda sim era um homem só, e dessa forma passou os seus últimos dias.

    ResponderExcluir
  55. O filme cidadão de Kane fala sobre a vida de um grande homem das comunicações. O personagem central é o empresário e jornalista Charles Kane o filme reconstitui os principais fatos de sua vida, bem como seu crescimento na imprensa americana da época.
    O maior mistério do filme é o significado da palavra que Kane fala antes de morrer “rosebud” se torna uma obsessão para o jornalista Thompson, que passa a entrevistar pessoas próximas a Kane, várias informações vão sendo descobertas, desde sua infância, até quando Kane se torna um dos maiores milionários do país ,seu jeito ambicioso fica cada vez mas aparente.
    Kane herda uma fortuna e deixa de viver som seus pais muito cedo para ser criado por um banqueiro.Quando Kane atinge a maioridade todos os negócios passam a sua mão, mas ele decide se dedicar a um negócio pouco lucrativo: Um jornal ,pouco influente. Kane consegue sucesso na mídia após atrair grandes empresários da concorrência com ofertas de melhores salários e praticando um jornalismo sensacionalista.Kane Casou com duas mulheres, mas seus relacionamentos não deram muito certo e Kane passou sua velhice sozinho no seu palácio, pra onde levou obras de valores, tudo o que seu dinheiro poderia comprar, mais o dinheiro não era capaz de preencher o vazio que tinha.
    O filme deixa bem explicito o poder que a mídia exerce sobre a massa,usava o jornal de forma sensacionalista,denunciando ali tudo o que ele considerava errado.Foi um grande instrumento usado contra injustiças sociais.E kene por ser um homem milionário,era foco,a mídia fazia questão de estar atualizada sobre tudo que acontecia com ele,não é diferente nos dias de hoje,a mídia vira seu foco,para quem possivelmente ofereça retorno.Ela cria e também destrói uma imagem.E interressante como mesmo na pouca influencia do jornal,Kane soube ter estratégias,fazendo propostas a concorrentes para se aliarem ao seu jornal.Kane mesmo sem saber,já conhecia a importância e poder que a mídia ocuparia na sociedade.
    Kane priorizava o dinheiro é tanto que vemos no filme sua briga com a esposa onde ela questionava,que não queria seu dinheiro e sim amor.o dinheiro dar poder a uma pessoa,quanto mais se tem mais se quer,pois dinheiro e poder sustenta o ego,mesmo que o individuo não demonstre.E foi assim com Kene,que no final de seus dias,passa sozinho em seu palácio,acompanhado por suas obras de arte de valores incalculáveis,adquiridas pela sua compulsividade de gastar.

    ResponderExcluir
  56. O filme “Cidadão Kane”, mostra o poder da comunicação e também o poder da maioria representados por grandes empresários. Mostra como as pessoas eram manipuladas, o dinheiro era também como nos dias de hoje o grande responsável por grandes influências na população, podemos analisar nos vestidos e etc, como se um quisesse ser maior que o outro ou apenas representar seu papel de ser mais um com uma classe bem favorecida na sociedade, podemos levar isso para os tempos modernos analisando nas próprias ruas da cidade onde vemos carros importados e pessoas corajosas em andar com pedras de ouro no pescoço... O filme relata sobre o poder da mídia na população e mostra também que “Kane” com isso fez o jornal crescer. Mostrando que a população era manipulada nas noticias que eram publicadas ate mesmo se não fosse verdadeira tal matéria. Nos dias de hoje podemos ver que as revistas, jornais e etc, querem persuadir o leitor com matérias chamativas e inovadoras, onde ate mesmo uma simples cor influencia. E também podemos perceber certos erros em revistas em que foram publicadas matérias inexistentes sobre famosos, fazendo gerar processos e indenizações por matérias falsas. O poder da mídia é tão real que é impressionante ver as pessoas esquecerem ate de pensar no “será que é verdade”? Não podemos acreditar em tudo que se lê ou se vê de forma tão passageira, Tendo por mérito grandes exemplos como o filme “Cidadão Kane”, para enfim mostrar que a população não tem viseira de cavalo na cara, mas as vezes não tem jeito a massa é pega na distração.

    ResponderExcluir
  57. A história é conhecida: uma biografia disfarçada do poderoso William Randolph Hearst. O protagonista, Charles Foster Kane (vivido pelo próprio Welles) seria uma espécie de Roberto Marinho da época, magnata da imprensa americana. O diretor teve muito trabalho com Hearst e seus amigos, que queriam destruir o filme, mas conseguiu concluir e exibir sua obra-prima.

    Cidadão Kane mereceu uma grande quantidade de estudos. Há quem diga que não passa de uma versão de Nasce uma estrela, grande sucesso de anos anteriores. Uma história sobre a ascensão e queda de uma grande e famosa personalidade. Kane realmente é uma personagem que é destruída ao longo do filme, mas a finalidade não é o castigo daquele que quer todo o poder. Cidadão Kane tem como finalidade mostrar que nada é melhor do que o colo da mamãe.

    http://www.omelete.com.br/cine/100001618.aspx

    Retrata a trajetória do magnata Charles Foster Kane e o degradante e profundo processo de sucesso a fracasso deste homem que com uma mente confusa e cheia de desejos e limitações, controla e oprimem alguns enquanto tenta satisfazer suas incompreensíveis necessidades de auto-afirmação. Talvez tudo isso seja apenas parte de incontáveis duvidas neste complexo roteiro, ou mesmo nem seja exatamente o que cerca a psicologia de Kane. É difícil escrever sobre um filme com tantas significações, e às vezes é melhor nem pensar muito. Então só me resta elogiar sua impecável parte técnica e sua pioneira montagem, ressaltar e valorizar o tom instigante do roteiro. A tamanha complexidade da obra merece no mínimo respeito, pois é o tipo de filme que apresenta uma trama envolvente e às vezes até chocante, que tem méritos artísticos de grande obra e que é capaz de, como poucos, deixar vários questionamentos martelando em nossa mente. No final da sessão ficamos com uma experiência única por termos presenciado uma rara e impecável obra. Mas ficam também algumas dúvidas: o que exatamente é Rosebud? Será que há uma resposta valida ou mesmo provável? Ou será que Foster Kane levou o grande segredo consigo no tumulo. Talvez até possamos descobrir a charada, mas nada é garantido, pois em Cidadão Kane "Rosebud" pode ser apenas a ponta do iceberg.

    ResponderExcluir
  58. CIDADÃO KANE
    Trata-se de um documentário que conta a vida e a morte de Charles Foster Kane um homem importante tanto pra sua epóca quanto, para a publicidade. O filme além de mostrar o poder e a influencia do dinheiro, ensina os prós e contras da cultura de massa e sua influência na vida da sociedade.
    Como critico o seu jornal noticiava a precariedade do serviço criticando o governo local, além de furos ridiculos e sensacionalismo barato constrói assim toda a sociedade americana , se descobrindo a Industria cultural, e a manipulação através dela.

    ResponderExcluir
  59. O filme "Cidadão Kane" relata a vida de um jornalista que usa a mídia para alertar a humanidade, das coisas que aconteciam na política.
    E o que é mais surpreendente é o fato de como a mídia influencia as pessoas. Não só influenciam, mas faz com que as pessoas abram os olhos e possam perceber o que elas não perceberiam sem a mídia.
    Mas assim como ela pode ser importante para a visualização de certas ocasiões, ela também é utilizada sem aproveito nenhum em alguns casos, quando Kane tava envolvido com a política por exemplo,e foi visto com uma cantora, todo seu esforço foi por água a baixo.
    Assim como a mídia pode ajudar, em questão de segundos, ela pode arruinar a vida de qualquer pessoa.

    ResponderExcluir
  60. Resenha do Filme Cidadão Kane

    Cidadão Kane é um filme que retrata a vida real de um homem que nasceu numa família humilde e que cedo foi tirado do seio de sua família para ser criado no meio da riqueza os anos se passaram e este homem se tornou muito rico através de um meio de comunicação muito utilizado pelas pessoas, era o dono de um jornal muito conhecido o Inquire que tinha muita influência sobre as pessoas, ou seja, Charles Foster Kane era um formador de opniões, ele lançou-se candidato a um cargo politico, tendo em vista que tinha muito prestigio com a sociedade e tinha grandes chances de vitória, sociedade esta que era muito conservadora, uma ponto marcante das sociedades mais antigas, no entanto quando veio a público a noticia de que Charles Foster Kane tinha uma amante esta sociedade conservadora que admirava este homem não permitiu que ele ganhasse as eleições que era um dos seus maiores sonhos. Esta sociedade que sempre exaltava Charles Foster Kane foi a mesma sociedade que o condenou pela sua traição.
    Neste filme fica evidente o que o poder da maioria sempre prevaleceu.

    ResponderExcluir
  61. Resenha crítica sobre o filme “Cidadão Kane”

    O longa metragem aos poucos adota a posição de um documentário Desta forma o espectador passa a ter conhecimento da vida do jornalista e milionário, Charles Kane através dos fragmentos de momentos de sua historia.
    Durante boa parte de sua vida Charles Foster Kane administrou um jornal, e aparentemente assumiu um compromisso com os leitores: dizer apenas a verdade. Contudo este compromisso aparentava ser uma estratégia de manipulação de massa através do meio de comunicação em questão: o jornal, visto que só era noticiado aquilo que possuía interesse a ele, e o mesmo ainda almejava ser governador, vejo que isso só seria possível se adquirisse a confiança do povo, e era através de suas “notícias verdadeiras”, que Kane via como se sobressair em relação a seus concorrentes.
    O jornal era ao mesmo tempo, manipulador e alienante, e com tanta popularidade Kane se candidatou facilmente, logo se tornou a preferência da maioria, já que todos acreditavam que Kane lutaria pela verdade e melhores condições para as classes mais pobres, porém como Karl Marx citou “politicamente o homem também se tornou alienado”, visto que os eleitores acreditavam que o político era capaz de representar toda sociedade e dirigi-la pelo poder delegado pelos eles, porém na verdadeira face desta história o político representa apenas a classe dominante e age conforme os interesses destes, e com Kane provavelmente não seria diferente.
    Entretanto, um escândalo sobre sua vida amorosa foi publicada em um jornal, a preferência de voto passou então para seu principal adversário e mais uma vez o poder da maioria se fez mais forte. O escândalo destruiu além de sua careira política, o seu casamento.


    Jocivan Fernandes do Nascimento 0802763-3

    ResponderExcluir
  62. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  63. Resenha sobre o filme “Cidadão Kane”


    O filme Cidadão Kane que conta a historia de sua vida, desde quando era um foi um garoto humilde, até os últimos dias de sua vida. Ele provou uma reflexão urgente da população sobre a mídia em massa.
    Mostra como o poder da mídia opera sobre a população. Naquela época o jornal era uma mídia muito forte, a população acreditava em tudo que era divulgado, causando assim grande impacto na maioria.
    Kane um homem muito importante, no auge de sua carreira, preste a se torna um grande político, sofre um deslize e é pego com uma cantora. Com isso Kane não conseguiu o apoio da população para ser eleito.
    Usando de estratégias, fez com que concorrentes se juntassem ao seu jornal, Se casou 2 vezes, mas por força maior acabaram não dando certo, assim passou o resto de sua vida sozinho em seu império.
    A mídia e uma ferramenta extremamente importante, sempre esteve presente em nossas vidas. Naquela época já se notava isso, hoje em dia os recursos aumentaram , e mostra nitidamente que o poder da maioria sempre prevaleceu.

    ELSON ROCHA MACIEL

    ResponderExcluir
  64. Resenha sobre o filme “Cidadão Kane”


    A história conta como o repórter Thompson tenta reconstitui a trajetória do empresário da imprensa Charles Foster Kane com um documentário feito logo após sua morte, buscando decifrar o significado de sua última palavra dita em leito de morte: "rosebud".
    A palavra acaba se tornando uma obsessão para o jornalista, que acredita poder encontrar nela a chave do significado daquela vida atribulada.
    passando a entrevistar, então, as pessoas próximas ao magnata das centrais de comunicação ,Essa fontes usadas pelo repórter criam um conjunto de perspectivas diferentes, Kane herda uma fortuna e deixa de viver com os pais para ser criado por um banqueiro, Sr.Thatcher. em meio a todos os negócios que passam às suas mãos na maioridade, resolve dedicar se a um dos menos rentáveis: um jornal pouco influente.ao qual passa a se dedicar cem por cento.

    Kane consegue sucesso como homem de mídia,Tenta carreira na política, concorrendo a governador ; quando parece já ter ganhado, um escândalo envolvendo sua vida pessoal acaba por provocar sua derrota. Depois de dois casamentos sem sucesso, passa os últimos dias de sua vida sozinho no palácio que construiu e decorou com tudo que seu dinheiro pode comprar desde obras de arte de valor inestimável até os animais mais exóticos do planeta.Kane vai, aos poucos, perdendo suas virtudes e aumentando seus defeitos. Pode ser visto como alguém amargo,arrogante, manipulador e impiedoso.
    O filme termina e ninguém revela o mistério de “Rosebud”. Somente ao espectador é revelado o significado da palavra, aos últimos segundos do filme, o que o leva à reflexão não durante, mas após o término do filme. A ultima palavra proferida por Kane está escrita atrás de um velho trenó que o mesmo mantinha desde sua infância, a palavra só vem a ser vista na cena final onde o trenó e incinerado junto as obras de artes colecionadas por Kane.




    Só acrescentando meu resumo, gostaria de ressaltar que o filme deixa bem claro a influencia da mídia exercida sobre a massa, que no filme se torna passiva ao que recebe. Kane a utilizou de todas as formas possíveis cresceu com o jornal e se prevaleceu através dele na política. No entanto ao mesmo tempo em que todos o amavam ele ainda sim era um homem só, e dessa forma passou os seus últimos dias.


    Marília Noronha Oliveira.

    ResponderExcluir
  65. O filme “Cidadão Kane”, de 1941, foi baseado na obra de Orson Welles, que conta a história de vida do jornalista fictício Charles Foster Kane. O filme tem início com a morte do milionário jornalista Charles Kane, que em seu leito de morte pronuncia sua última palavra antes de expirar: “Rosebud”.
    Um grupo de jornalistas inicia, assim, uma investigação sobre a vida pessoal de Kane a fim de descobrir o significado da palavra. São os relatos dos velhos conhecidos da vida de Kane que levam o espectador a conhecer a história do empresário. O espectador tem conhecimento da vida de Kane através dos fragmentos de momentos de sua história, desde sua infância, quando morava com sua mãe em um humilde pensionato no interior, até seus últimos momentos em sua luxuosa e opulenta mansão.
    É relatado que a mudança na vida pacata de Foster Kane ocorre subitamente, quando sua mãe recebe como pagamento de um pensionista as escrituras de uma mina supostamente sem valor. Mas o fato era que a mina estava cheia de ouro e isso rende à família uma fortuna incalculável. Kane, então, é tirado do convívio de seus pais e levado para ser educado por um grupo de empresários, que o moldam para a vida pública dos magnatas do poder. Cedo Kane compra um modesto jornal e passa a se tornar um jornalista implacável e impetuoso. Sua vida se torna recheada de jogos de interesse, luxo e fama. Em sua velhice, Kane manda construir para si uma enorme e esplendorosa mansão, batizada de Xanadu, em homenagem à mítica cidade asiática, conhecida por seus poetas como a capital do prazer. É lá que, isolado de tudo e de todos, morre, deixando para os personagens do filme o enigma de sua última palavra.
    O filme termina e ninguém revela o mistério de “Rosebud”. Somente ao espectador é revelado o significado da palavra, aos últimos segundos do filme, o que o leva à reflexão não durante, mas após o término do filme.

    Pedro Gabriel

    ResponderExcluir